quinta-feira, 10 de março de 2011

De que cor pintamos a pessoa com deficiência?

     O azul, branco e vermelho estão associados aos ideais da Revolução Francesa: solidariedade, igualdade e fraternidade. Se, em versão nacional, fôssemos associar atributos ao verde, ao amarelo ou ao vermelho da nossa bandeira, que características destacaria?
     Eu escolheria a diversidade e a desigualdade. O verde da biodiversidade das nossas florestas, mas também dos diferentes matizes da esperança; uma cor secundária, resultado da combinação do amarelo do nosso proverbial sol com o azul do atlântico das nossas descobertas. E o vermelho? Exprimirá ainda a audácia combativa do povo? Estas cores condensam a diversidade portuguesa.
Color Wheel Puzzle
    















A diversidade está em cada um de nós e repetimos, como que a querer convencer-nos, que a essa diversidade não subjaz nenhuma forma de discriminação. Na nossa democracia de brandos costumes, todos têm a mesma cor, mas, diga-se em abono da verdade, nem todos têm o mesmo tom. Os tons mais escuros ou as cores fora do catálogo costumam estar confinadas a bairros sociais ou entrar pela porta dos fundos.

     O combate à desigualdade passa por reconhecer e impedir que estas diferenças se traduzam em desigualdades. Diversidade não deve ser sinónimo de adversidade para com os diferentes. Então, o que pode ser feito para colocar os grupos historicamente excluídos, como os deficientes, em situação de igualdade com a restante população?

Em primeiro lugar, conhecer, em profundidade, o grupo de pessoas com deficiência no nosso país. Neste domínio, tem sido feito um grande progresso nas últimas duas décadas, ainda não se dissipou a penumbra do desconhecimento e da ignorância que se abate sobre este grupo.



Será a partir de um diagnóstico mais preciso da situação que poderão surgir alternativas de política de inclusão social, passando por diferentes canais de inserção, como a escola, os organismos de saúde, a família, todos congregados em torno do objectivo crucial da inclusão laboral, anseio legítimo de todo o cidadão. Actualmente, a realidade limita-se quase exclusivamente à condução de políticas avulsas, desvinculadas das reais necessidades dos deficientes, e à atribuição de alguns subsídios manifestamente insuficientes.
     No nosso país, o apoio a crianças e jovens com deficiência é realizado, com qualidade variável e questionável, na escola pública e em algumas instituições semi-privadas (que tendem a desaparecer) ou privadas.

 

O problema agudiza-se, naturalmente, quando estes jovens concluem a escolaridade obrigatória. Os apoios escasseiam, a inserção laboral é diminuta, faltando, em suma, uma verdadeira política de inclusão. Estes jovens ficam entregues às suas famílias, nem sempre com recursos materiais ou emocionais que permitam augurar-lhes um futuro digno.  São uma preocupação constante; muitas vezes um fardo difícil de carregar. São parcas as alternativas e algumas de qualidade dúbia. Poucas são também as famílias que a elas conseguem ter acesso.


   Esta é a realidade da pessoa com deficiência no nosso país. De que cor a pintaríamos?
A cor, não sei; o tom seria, certamente, sombrio.




Paula Cristina Pereira
 (docente de Educação Especial)

Sem comentários:

Enviar um comentário