terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Promover a autonomia em alunos com multideficiencia

     Entende-se por autonomia "a capacidade de realização de todas as actividades necessárias à vida normal que terão de ser feitas por alguém quando o aluno não é capaz de as realizar de forma independente".
     A maior parte dos alunos com multideficiência apresentam "limitações" de nível motor, sensorial e cognitivo que prejudicam a sua capacidade de autonomia pessoal e social.
     Cabe ao professor/educador definir o nível de participação do aluno possível em cada actividade, no sentido de diminuir a dependência relativamente ao adulto.
     Porém, ainda aparecem alguns entraves ao desenvolvimento da autonomia nos alunos com multideficiência, tais como:
- falta de situações em que se trabalhe a autonomia;
- dificuldade de controlo da sua própria vida (tudo é decidido por eles, tudo é feito por eles... );
- impedimento devido às suas deficiências sensoriais, de comunicação, cognitivas...
     Algumas estratégias promotoras da autonomia:


- promover a participação dos alunos de forma parcial, ou seja, dar a possibilidade de o aluno realizar alguns passos da tarefa, com ou sem ajuda, na ausência de capacidade de realização da mesma;



- comer sozinho (ou com pouca ajuda);


- diversificar os ambientes de realização das tarefas;


- realizar as actividades de higiene, como lavar a cara, as mãos, tomar banho, lavar os dentes ...;


- ter formas de comunicação que lhe permitam chamar atenção, pedir ajuda, recusar ou pedir mais;~


- deslocar-se com pouca ajuda em espaços da sua rotina diária;


- conhecer os espaços onde se desloca e move, assim como as pessoas que os compõem, como a escola, casa e comunidade;


- visitar espaços da comunidade envolvente a fim de os conhecer e relacionar;


- proporcionar actividades que facilitem o alargamento de experiências, em diferentes ambientes, como: visitar locais da comunidade, ir às compras, café, mercado, ir à biblioteca, levar uma carta ao correio, pagar a água, ...;





- utilizar os meios de comunicação pessoal para promover o desenvolvimento da, como a Internet, telefone, correios, ...;

 É então fundamental que o aluno comunique de forma adequada, desenvolvendo um sistema de comunicação que lhe permita fazer escolhas, pedir o que necessita, dizer que sim e que não... É por aqui que se respeita a individualidade de cada um e se promove a verdadeira inclusão.


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