segunda-feira, 17 de junho de 2019

Musicoterapia

No dia 6 de junho, a professora de Música, Mónica Ferreira, deu uma sessão muito estimulante e interativa aos nossos alunos - uma aula de musicoterapia. A música é bastante importante para os nossos meninos pois tem a capacidade de criar bem-estar e potenciar o desenvolvimento de competências cognitivas, comunicacionais, físicas e emocionais.


A musicoterapia consiste na utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para que ele(s) recuperem as suas funções, desenvolva(m) o seu potencial e adquira(m) melhor qualidade de vida. (in Federação Mundial de Musicoterapia, 1996).
A musicoterapia é o desenvolvimento de um processo de tratamento em que se usa a música como elemento principal de trabalho e com uma intensão.
Os elementos musicais, ritmo, melodia e harmonia são elaborados no tempo, podendo o terapeuta e os pacientes desenvolver relações existenciais que levarão à melhoria de uma qualidade de vida. (Internacional Symposium of New York, 1982).
A Musicoterapia é uma disciplina profissional de intervenção clínica que usa a música para atingir objetivos terapêuticos. As propostas de atividades musicais centradas nas experiências musicais das pessoas, permitem contribuir para os processos terapêuticos e reabilitativos de funções psicológicas, físicas e sociais, destacando-se aqui a comunicação e o envolvimento grupal.
Foi uma manhã muito agradável. Todos gostaram muito e participaram nas atividades que a professora propôs. 



Porquê a musicoterapia?
Porque no ser humano a música irá desencadear um despertar de emoções, reações, sensações e sentimentos, facultando assim a abertura de outros canais de comunicação.

                Como se faz?
 Na intervenção da musicoterapia aplicam-se atividades práticas, com as seguintes técnicas: audição, improvisação, recriação e composição. (Bruscia)
As sessões podem decorrer em contexto individual ou de grupo, de acordo com as necessidades terapêuticas dos pacientes.



Objetivos:
Na Musicoterapia, ensinar a tocar um instrumento não é um objetivo, mas sim de criar uma experiência musical que contribua para a melhoria da qualidade de vida (objetivo terapêutico).
O principal objetivo terapêutico será a aquisição/ correção de comportamentos e competências adequadas (motoras, sensoriais, cognitivas, sociais e afetivas) indispensáveis ao bom desenvolvimento global do indivíduo.
* Promover a autoestima;
* Possibilitar que as crianças, jovens, adultos e idosos se possam expressar através da música.
* Desenvolver competências
* Descobrir outras formas de comunicação
* Reforço no processo de aprendizagem
* Exercitar a memória, atenção, concentração;
* Estimular a coordenação motora grossa e fina através de atividades musicais
* Redução de problemas de comportamento;
* Promover as relações interpessoais e a socialização;
* Trabalhar as emoções
* Desenvolver a criatividade e a espontaneidade;
* Proporcionar experiências positivas;
* Promover a qualidade de vida
* Fomentar o trabalho entre pares
*Contribuir para a tomada de consciência de si e do outro

     


          Aplicação da Musicoterapia
*Perturbações da aprendizagem
*Perturbações da personalidade
*Perturbações do comportamento
*Défice de atenção e de concentração
* Perturbações afetivas de humor
* Perturbações do desenvolvimento infantil
* Transtornos da idade avançada
* Grávidas
* Famílias monoparentais
* Público em geral














Para esta atividade a professora Mónica trouxe um lençol decorado com figuras musicais e os meninos ajudavam a agitar o lençol conforme o ritmo da música, ora mais lento, ora mais acelerado. Alguns alunos que estavam posicionados no puf apreciaram esta atividade, tendo a oportunidade de sentir o movimento. 
Foi uma atividade muito estimulante que todos apreciaram. 







Os nossos meninos agradecem à professora Mónica Ferreira toda a colaboração, disponibilidade e carinho. 












Sem comentários:

Enviar um comentário