A musicoterapia consiste na utilização da música e seus elementos (som,
ritmo, melodia e harmonia), por
um musicoterapeuta qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar
e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a
expressão e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para
que ele(s) recuperem as suas funções, desenvolva(m) o seu potencial e
adquira(m) melhor qualidade de vida. (in Federação Mundial de Musicoterapia, 1996).
A musicoterapia é o desenvolvimento de um
processo de tratamento em que se usa a música como elemento principal de
trabalho e com uma intensão.
Os elementos musicais, ritmo, melodia e
harmonia são elaborados no tempo, podendo o terapeuta e os pacientes
desenvolver relações existenciais que levarão à melhoria de uma qualidade de
vida. (Internacional Symposium of New York, 1982).
A Musicoterapia é uma disciplina profissional
de intervenção clínica que usa a música para atingir objetivos terapêuticos. As
propostas de atividades musicais centradas nas experiências musicais das
pessoas, permitem contribuir para os processos terapêuticos e reabilitativos de
funções psicológicas, físicas e sociais, destacando-se aqui a comunicação e o
envolvimento grupal.
Foi uma manhã muito agradável. Todos gostaram muito e participaram nas atividades que a professora propôs.
Porquê a musicoterapia?
Porque no ser humano a música irá desencadear um
despertar de emoções, reações, sensações e sentimentos, facultando assim a
abertura de outros canais de comunicação.
Como se faz?
Na intervenção da musicoterapia
aplicam-se atividades práticas, com as seguintes técnicas: audição,
improvisação, recriação e composição. (Bruscia)
As sessões podem decorrer em contexto
individual ou de grupo, de acordo com as necessidades terapêuticas dos
pacientes.
Objetivos:
Na Musicoterapia, ensinar a tocar um instrumento não é um objetivo, mas
sim de criar uma experiência musical que contribua para a melhoria da qualidade
de vida (objetivo terapêutico).
O principal objetivo terapêutico será a
aquisição/ correção de comportamentos e competências adequadas (motoras,
sensoriais, cognitivas, sociais e afetivas) indispensáveis ao bom
desenvolvimento global do indivíduo.
* Promover a autoestima;
* Possibilitar que as crianças, jovens, adultos e idosos se possam
expressar através da música.
* Desenvolver competências
* Desenvolver competências
* Descobrir outras formas de comunicação
* Reforço no processo de aprendizagem
* Exercitar a memória, atenção, concentração;
* Reforço no processo de aprendizagem
* Exercitar a memória, atenção, concentração;
* Estimular a coordenação motora grossa e fina através de atividades
musicais
* Redução de problemas de comportamento;
* Promover as relações interpessoais e a socialização;
* Trabalhar as emoções
* Desenvolver a criatividade e a espontaneidade;
* Proporcionar experiências positivas;
* Promover a qualidade de vida
* Fomentar o trabalho entre pares
*Contribuir para a tomada de consciência de si e do outro
Aplicação da Musicoterapia
*Perturbações da aprendizagem
*Perturbações da personalidade
*Perturbações do comportamento
*Défice de atenção e de concentração
* Perturbações afetivas de humor
* Perturbações do desenvolvimento infantil
* Transtornos da idade avançada
* Grávidas
* Famílias monoparentais
* Público em geral
Para esta atividade a professora Mónica trouxe um lençol decorado com figuras musicais e os meninos ajudavam a agitar o lençol conforme o ritmo da música, ora mais lento, ora mais acelerado. Alguns alunos que estavam posicionados no puf apreciaram esta atividade, tendo a oportunidade de sentir o movimento.
Foi uma atividade muito estimulante que todos apreciaram.
Os nossos meninos agradecem à professora Mónica Ferreira toda a colaboração, disponibilidade e carinho.
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