Hoje vamos falar da autonomia pessoal e social nos alunos com multideficiência que depende, naturalmente, do grau de comprometimento de cada uma das áreas acima descritas. Isto é, quanto menos dificuldades tiver o aluno mais fácil é conseguir a desejada autonomia.
Entenda-se por autonomia "a capacidade de realização de todas as atividades necessárias à vida normal que terão que ser feitas por alguém quando o aluno não é capaz de as realizar de forma independente".
Estes alunos ficam, muitas vezes, completamente dependentes de adultos para a realização de atividades básicas da vida diária e para tomadas de decisão relativas a assuntos que lhe dizem respeito.
Introduzimos então, no nosso trabalho, a noção de participação parcial uma vez que, na maioria doa casos, não é possível a independência total.
Como promovemos a autonomia na Unidade?
A autonomia desenvolve-se em contextos funcionais, isto é, experimentando. A repetição das tarefas e a ausência gradual do adulto na sua realização são estratégias de grande utilidade para estas aprendizagens.
Alguns exemplos práticos:
- Comer sozinho (ou com ajuda mínima) em vários ambientes
- Vestir-se sozinho
- Realizar actividades normais de higiene: lavar as mãos, lavar os dentes, usar a sanita,...
- . É importante conhecer os espaços onde se move, as suas funções e as pessoas neles envolvidas.
Fazer recados (a Ana foi tirar fotocópias)
- Ir ao bufete pedindo o que deseja com um sistema de imagens
Deslocar-se com ajuda mínima nos espaços conhecidos.
e na limpeza da sala.
Tendo sempre meios de comunicação para chamar a atenção, recusar ou pedir mais.
Poderão pensar que é um trabalho inglório este de promover a autonomia em alunos com comprometimentos tão graves, Alguns, de facto, não a poderão alcançar mesmo que parcialmente mas, outros, passo a passo, ao seu ritmo, vão-se tornado agentes da sua vida.
Ouvimos nos corredores da escola os comentários, pouco científicos mas ilustrativos, sobre as alunas da multideficiência "O que elas eram e o que elas são!". No simplismo das palavras acreditamos que está o nosso trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário