sábado, 22 de outubro de 2011

Promover a autonomia nos alunos com multideficiência

A criança com multideficiência não aprende da mesma forma que as restantes crianças, uma vez que, as suas dificuldades cognitivas, sensoriais, motoras, comunicativas e comportamentais influenciam o desenvolvimento global da mesma. Embora cada uma destas áreas apresente o seu próprio desenvolvimento sequencial, acabam todas por estar estritamente ligadas.
Hoje vamos falar da autonomia pessoal e social nos alunos com multideficiência que depende, naturalmente, do grau de comprometimento de cada uma das áreas acima descritas. Isto é, quanto menos dificuldades tiver o aluno mais fácil é conseguir a desejada autonomia.
Entenda-se por autonomia "a capacidade de realização de todas as atividades necessárias à vida normal que terão que ser feitas por alguém quando o aluno não é capaz de as realizar de forma independente".
Estes alunos ficam, muitas vezes, completamente dependentes de adultos para a realização de atividades básicas da vida diária e para tomadas de decisão relativas a assuntos que lhe dizem respeito.
Introduzimos então, no nosso trabalho, a noção de participação parcial uma vez que, na maioria doa casos, não é possível a independência total.

Como promovemos a autonomia na Unidade?
A autonomia desenvolve-se em contextos funcionais, isto é, experimentando. A repetição das tarefas e a ausência gradual do adulto na sua realização são estratégias de grande utilidade para estas aprendizagens.
Alguns exemplos práticos:

  • Comer sozinho (ou com ajuda mínima) em vários ambientes

  • Vestir-se sozinho



  • Realizar actividades normais de higiene: lavar as mãos, lavar os dentes, usar a sanita,...





  • . É importante conhecer os espaços onde se move, as suas funções e as pessoas neles envolvidas.

           Fazer recados (a Ana foi tirar fotocópias)

  •  Ir ao bufete pedindo o que deseja com um sistema de imagens


 Deslocar-se com ajuda mínima nos espaços conhecidos.




  •  Ajudando na preparação de alimentos 

            e na limpeza da sala.

Tendo sempre meios de comunicação para chamar a atenção, recusar ou pedir mais.


 Poderão pensar que é um trabalho inglório este de promover a autonomia em alunos com comprometimentos tão graves, Alguns, de facto, não a poderão alcançar mesmo que parcialmente mas, outros, passo a passo, ao seu ritmo, vão-se tornado agentes da sua vida.
Ouvimos nos corredores da escola os comentários, pouco científicos mas ilustrativos, sobre as alunas da multideficiência "O que elas eram e o que elas são!". No simplismo das palavras acreditamos que está o nosso trabalho.

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